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As 15 habilidades que vão bombar em 2025, segundo o LinkedIn

Com a inteligência artificial mudando tudo, veja o que você pode aprender desde já para sair na frente no mercado de trabalho
16 de abril de 2025 em Nacional

Uma pesquisa do LinkedIn revelou que 70% das habilidades usadas hoje vão mudar até 2030. A maior razão para isso é a inteligência artificial, que vai alterar o modo de trabalho.

Como se preparar para esse novo mundo? O caminho pode ser desenvolver as habilidades que serão mais necessárias e desejadas pelas empresas.

E quais são essas habilidades? O LinkedIn listou as top 15 com base nas competências que mais crescem em perfis profissionais, mais aparecem em contratações recentes e que estão em alta nas vagas abertas.

Confira quais são a seguir:

  1. Inteligência artificial
    Saber como usar IA no dia a dia profissional já virou diferencial. Seja criando códigos, dando aula ou liderando empresas, esta é a tecnologia do presente e do futuro.
  2. Comunicação
    Saber se expressar bem — seja presencialmente ou on-line — é fundamental para qualquer profissão. E não, não precisa ser extrovertido: clareza e empatia já fazem a diferença.
  3. Visão e liderança estratégica
    Sabe aquele líder que enxerga além do óbvio e guia o time para o sucesso? Pois é: visão estratégica é cada vez mais valorizada.
  4. Retenção de clientes
    Mais do que conquistar novos clientes, o desafio é fazer com que eles queiram continuar com a empresa. Isso vale para quem vende, atende ou gerencia.
  5. Política comercial
    Entender as regras do mercado e como negociar com inteligência pode abrir muitas portas, especialmente no comércio e na indústria.
  6. Resolução colaborativa de problemas
    Saber resolver problemas em equipe mostra maturidade e inteligência emocional. É uma soft skill (habilidade associada ao comportamento profissional) poderosa.
  7. Avaliação de desempenho
    Medir resultados ajuda a melhorar. Entender como avaliar e ser avaliado é uma competência essencial para crescer.
  8. Análise de dados estatísticos
    Transformar números em decisões inteligentes está em alta em quase todas as áreas, da tecnologia ao marketing.
  9. Gestão de relacionamento com o cliente
    As organizações querem criar vínculos verdadeiros com quem consome seus produtos. Saber fazer isso é um diferencial.
  10. Cobrança de contas a receber
    Pode não parecer glamuroso, mas esta capacidade é vital para manter uma empresa funcionando com saúde financeira.
  11. Resolução de conflitos
    Saber lidar com situações difíceis, sem estresse ou brigas, mostra equilíbrio e inteligência emocional.
  12. Gestão de talentos
    A disputa por bons profissionais está acirrada, e saber como atraí-los e mantê-los é ouro para o departamento de recursos humanos.
  13. Desenvolvimento de pessoas
    Ajudar colegas a crescer é tão importante quanto a própria evolução. Essa habilidade está no topo para quem quer liderar.
  14. Desenvolvimento organizacional
    Empresas que melhoram sua estrutura constantemente sobrevivem a crises. Saber contribuir com isso é um diferencial.
  15. Automação de processos
    Automatizar tarefas repetitivas com tecnologia libera tempo para ações mais criativas e estratégicas.

Uma possibilidade para desenvolver essas habilidades é fazer os cursos gratuitos disponíveis no LinkedIn Learning. Para acessar é preciso ter uma conta na plataforma. O endereço é linkedin.com/learning/.

Fonte: LinkedIn.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

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