O governo federal lançou, no dia 19 de dezembro, o aplicativo Celular Seguro. A ideia é de que o app seja instalado no celular para, em caso de roubo do equipamento, bloquear serviços de bancos e operadoras de celular, entre outros, além de notificar terceiros.
O aplicativo estará disponível para uso nas plataformas Google Play e App Store e permitirá que o usuário avise várias instituições de uma só vez.
Para usar o serviço, será necessário cadastrar os dados em um site que será divulgado pelo governo. A conta utilizada deverá ser a mesma do serviço gov.br. Cada usuário cadastrado poderá indicar pessoas de confiança para efetuar bloqueios da linha telefônica, caso o celular seja roubado.
Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, disse que a intenção do governo é transformar os celulares roubados em um “pedaço de metal inútil” após o bloqueio. Na prática, porém, ainda há barreiras para que isso se torne realidade. Isso porque o sistema ainda não será capaz de bloquear o acesso a contas de e-mail e redes sociais. O aplicativo também não garante bloqueio imediato. Segundo o G1, a Associação Nacional das Operadoras Celulares afirma que terá até seis horas para encaminhar o pedido às operadoras e mais um dia útil para a linha ser bloqueada.
Alguns bancos participantes citam bloqueio imediato, mas outros têm prazo de até meia hora, a partir do recebimento do alerta feito pelo app.
Fontes: G1 e Agência Brasil.