A partir de 3 de fevereiro, boletos podem ser pagos com Pix. A novidade faz parte de uma resolução aprovada pelo Banco Central (BC) no fim de 2024, com o objetivo de modernizar os meios de pagamentos.
A vantagem é que o pagamento será compensado instantaneamente, ou seja, assim que o Pix for realizado, o recebedor será notificado. Até o momento, o pagamento de boletos feito por códigos de barras é compensado em um prazo de até três dias úteis. Além disso, a novidade amplia o horário de pagamento, visto que o Pix pode ser realizado a qualquer momento.
Agora todos os boletos terão, além do código de barras, um QR code para pagamento. Desde dezembro de 2024, algumas instituições financeiras trabalham com essa funcionalidade de maneira experimental. Agora ela se torna obrigatória para todos os boletos.
Boleto dinâmico
Nessa mesma resolução do BC, foi aprovado o boleto dinâmico, para pagamento de dívidas atreladas a títulos financeiros. Esses papéis são utilizados principalmente entre empresas. O boleto dinâmico, em caso de transferência da dívida, terá sua titularidade (quem emitiu o boleto) também transferida.
“A nova modalidade é importante principalmente para pagamento de dívidas entre empresas, em que o devedor terá a segurança de que os recursos pagos serão direcionados automática e corretamente para o credor”, afirma o BC em nota.
Fontes: Banco Central, InfoMoney, CNN e Valor Investe.