Chegou o GPT-4
Em meados de março, a OpenAI lançou uma nova versão do ChatGPT, o GPT-4. A ferramenta ficou mais inteligente, com capacidade para explicar memes, ler gráficos e apontar elementos incomuns em fotos.
FONTE: G1.
Entusiastas tech pedem freio
Personalidades famosas por serem favoráveis ao avanço da tecnologia, como Elon Musk, dono das empresas Tesla, Twitter e SpaceX, e Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, divulgaram uma carta aberta pedindo uma pausa de seis meses em pesquisas sobre IAs mais potentes do que o GPT-4. A preocupação deles é principalmente a falta de regulação e técnicas para discernir o que é real do que é artificial, o que tornaria os experimentos potencialmente perigosos, podendo trazer profundos riscos à humanidade.
FONTE: FUTURE OF LIFE INSTITUTE.
Itália proíbe ChatGPT em seu território
A agência de proteção de dados da Itália bloqueou o uso do ChatGPT em seu território alegando que a ferramenta viola regras da GDPR (lei de proteção de dados europeia) na coleta de dados. A OpenAI, dona da tecnologia, terá de apresentar soluções ou pode pagar multa de até 4% de sua receita anual.
FONTE: INFOMONEY.
Foto fake do papa
Uma imagem do papa Francisco vestido com um casaco branco bem descolado chegou a enganar alguns veículos de comunicação. Mas a verdade é que a imagem foi criada por Pablo Xavier, um construtor americano de 30 anos, que usou a ferramenta de IA Midjourney para criar o papa mais pop (e fashion) de todos os tempos.
FONTE: AGÊNCIA LUPA.