A era das sportstech

Unindo tecnologia e esporte, empresas ganham cada vez mais a atenção — e o dinheiro — de investidores
10 de outubro de 2023 em Edições Impressas, Internacional
Getty Images

No futebol, ela aparece no árbitro de vídeo (VAR, sigla para video assistant referee, em inglês). No basquete, na análise de dados para prevenção de lesões nos jogadores. Na natação, é a câmera no fundo da piscina para detalhar os treinos. Independentemente do esporte, a tecnologia se tornou uma parceira indispensável, que tem como missão contribuir para melhorar o desempenho dos atletas e aprimorar as dinâmicas das competições.

Por trás disso estão as sportstech, empresas especializadas em tecnologia no esporte, relativamente novas e com muito potencial de crescimento. São as startups do esporte, que se multiplicaram nos últimos cinco anos. Hoje, 6.191 sportstech atuam em todo o mundo, trabalhando com inteligência de dados, apostas esportivas, gestão de torneios, desempenho de atletas, entre outros.

Elas já atraíram mais de 31,9 bilhões de dólares (cerca de 165 bilhões de reais) em investimentos. “O público está ávido por tecnologia, a geração Z já nasceu entre telas, simplesmente não há espaço para experiências que pareçam congeladas no tempo”, explica Eduardo Tega, fundador e CEO da Sportheca, apontada como uma das sportstech mais promissoras do mundo.

Brasil, o destaque da lanterna

Há 165 sportstech no Brasil, de acordo com a plataforma Startup Scanner. Entre elas, a Gympass, que conecta usuários e academias e se tornou unicórnio — como são chamadas as startups que alcançam o valor de mercado de um bilhão de dólares (5,1 bilhões de reais). No total, essas empresas atraíram ao país 805,5 milhões de dólares (4,1 bilhões de reais), entre 2018 e 2022 (confira o ranking).

Fora dos Estados Unidos, Europa e Ásia-Pacífico, o Brasil é o país que mais atrai investimentos. A confiança dos investidores está vinculada à profissionalização das empresas, especialmente no futebol. “Quanto mais os clubes profissionalizam a gestão, mais precisarão de fornecedores como as sportstech”, afirma Tega.

As sportstech no mundo

Entre 2018 e 2022:

Receberam em investimentos 31,9 bilhões de dólares

47% delas desenvolvem tecnologia para melhorar a experiência de torcedores

17,4% apostam em dispositivos que monitoram o desempenho dos atletas

No resto do mundo, o Brasil aparece em primeiro:

No Brasil

Existem 165 sportstech

Investimentos de 805,5 milhões de dólares (4,1 bilhões de reais)

Fontes: SportstechX, Startup Scanner e O Globo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

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