
Uma pesquisa do LinkedIn revelou que 70% das habilidades usadas hoje vão mudar até 2030. A maior razão para isso é a inteligência artificial, que vai alterar o modo de trabalho.
Como se preparar para esse novo mundo? O caminho pode ser desenvolver as habilidades que serão mais necessárias e desejadas pelas empresas.
E quais são essas habilidades? O LinkedIn listou as top 15 com base nas competências que mais crescem em perfis profissionais, mais aparecem em contratações recentes e que estão em alta nas vagas abertas.
Confira quais são a seguir:
- Inteligência artificial
Saber como usar IA no dia a dia profissional já virou diferencial. Seja criando códigos, dando aula ou liderando empresas, esta é a tecnologia do presente e do futuro. - Comunicação
Saber se expressar bem — seja presencialmente ou on-line — é fundamental para qualquer profissão. E não, não precisa ser extrovertido: clareza e empatia já fazem a diferença. - Visão e liderança estratégica
Sabe aquele líder que enxerga além do óbvio e guia o time para o sucesso? Pois é: visão estratégica é cada vez mais valorizada. - Retenção de clientes
Mais do que conquistar novos clientes, o desafio é fazer com que eles queiram continuar com a empresa. Isso vale para quem vende, atende ou gerencia. - Política comercial
Entender as regras do mercado e como negociar com inteligência pode abrir muitas portas, especialmente no comércio e na indústria. - Resolução colaborativa de problemas
Saber resolver problemas em equipe mostra maturidade e inteligência emocional. É uma soft skill (habilidade associada ao comportamento profissional) poderosa. - Avaliação de desempenho
Medir resultados ajuda a melhorar. Entender como avaliar e ser avaliado é uma competência essencial para crescer. - Análise de dados estatísticos
Transformar números em decisões inteligentes está em alta em quase todas as áreas, da tecnologia ao marketing. - Gestão de relacionamento com o cliente
As organizações querem criar vínculos verdadeiros com quem consome seus produtos. Saber fazer isso é um diferencial. - Cobrança de contas a receber
Pode não parecer glamuroso, mas esta capacidade é vital para manter uma empresa funcionando com saúde financeira. - Resolução de conflitos
Saber lidar com situações difíceis, sem estresse ou brigas, mostra equilíbrio e inteligência emocional. - Gestão de talentos
A disputa por bons profissionais está acirrada, e saber como atraí-los e mantê-los é ouro para o departamento de recursos humanos. - Desenvolvimento de pessoas
Ajudar colegas a crescer é tão importante quanto a própria evolução. Essa habilidade está no topo para quem quer liderar. - Desenvolvimento organizacional
Empresas que melhoram sua estrutura constantemente sobrevivem a crises. Saber contribuir com isso é um diferencial. - Automação de processos
Automatizar tarefas repetitivas com tecnologia libera tempo para ações mais criativas e estratégicas.
Uma possibilidade para desenvolver essas habilidades é fazer os cursos gratuitos disponíveis no LinkedIn Learning. Para acessar é preciso ter uma conta na plataforma. O endereço é linkedin.com/learning/.
Fonte: LinkedIn.