![](https://www.tinoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-Tela-2025-02-11-às-11.23.23-980x198.png)
Todos nós fazemos parte da economia. Direta ou indiretamente, participamos do ciclo que envolve produtores, distribuidores e consumidores. Essa cadeia produtiva é dividida em setores, cada qual com uma função e todos conectados entre si.
Convidamos o professor José Carlos Souza Filho, da FIA Business School, para explicar a relação entre os setores e como cada um contribui para fazer a economia girar. Confira a seguir.
Setor primário
É o início de tudo. Este setor cuida de atividades ligadas diretamente à natureza, como agricultura, pecuária, pesca e extrativismo.
Setor secundário
Depois que as matérias-primas são extraídas da natureza, elas vão para o setor secundário. É aqui que acontece a transformação: o trigo vira pão, a madeira se torna móveis, os minérios se transformam em carros e aparelhos. “O setor secundário depende do setor primário para funcionar. Por exemplo, o minério de ferro é extraído no setor primário e usado no secundário para fabricar máquinas e equipamentos”, diz Souza Filho.
Setor terciário
Quando tudo está pronto, entra em cena o setor terciário, que inclui o comércio, além dos serviços, como atendimento médico, escolas, cabeleireiros e muito mais. Este é o setor que concentra a maior parte das atividades econômicas, respondendo por quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Um novo setor: o quaternário
O setor quaternário é o mais recente a surgir na economia e está relacionado a tecnologia, inovação e pesquisa científica. São atividades de desenvolvimento de softwares, inteligência artificial e invenção de materiais e ferramentas tecnológicas. Segundo o professor da FIA, sua inovação impacta diretamente os outros setores, oferecendo suporte tecnológico que melhora a produtividade. “O setor quaternário está conectado a toda a economia, influenciando desde a produção de bens até a prestação de serviços”, afirma Souza Filho.
Veja a relação entre os setores no infográfico.
![](https://www.tinoeconomico.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-Tela-2025-02-11-às-11.22.41-899x1024.png)