
Aos 18 anos, o carioca João Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a entrar para o ranking dos cem maiores tenistas do mundo, da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
Fonseca chamou a atenção nos últimos meses ao conquistar os títulos do Next Gen ATP Finals, na Arábia Saudita, e o Challenger de Camberra, na Austrália. Agora, ocupando a 99ª posição entre os melhores do esporte, ele é apontado por especialistas como a nova promessa no tênis.
No Australian Open, o primeiro torneio do Grand Slam (que reúne as quatro maiores competições da modalidade), o tenista estreou no dia 14 de janeiro e derrotou o russo Andrey Rublev, o nono melhor do mundo. A vitória lhe rendeu 125,6 mil dólares (732 mil reais na cotação atual). Já na segunda rodada do campeonato, Fonseca perdeu a partida para o italiano Lorenzo Sonego e foi eliminado. O italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, tornou-se bicampeão do torneio, no dia 26 de janeiro.
Além de Fonseca, entre os cem melhores da ATP há dois brasileiros: Thiago Monteiro, que ocupa a 100ª posição, e Thiago Wild, na 77ª. Desde 2017, o Brasil não emplacava três tenistas no ranking.
Fontes: ATP, Globo Esporte, ESPN e CNN.