5 mins

X está de volta ao Brasil

Após pagamento de 28,6 milhões de reais, STF autoriza o funcionamento da rede social no país
9 de outubro de 2024 em Nacional
Foto: Getty Images

Após 38 dias de suspensão, a rede social X (antigo Twitter) retorna às atividades no Brasil. Fora do ar desde 30 de agosto, a plataforma cumpriu uma série de medidas judiciais para conquistar a liberação em território brasileiro.

+ X encerra operação no Brasil

“O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa indispensável plataforma foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, disse a rede em comunicado.  

O fim da suspensão foi decretado no dia 8 de outubro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após a plataforma pagar 28,6 milhões de reais em multas, última medida das exigidas pelo órgão brasileiro. Além da quitação do débito, o X nomeou Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, como representante legal da empresa no país e bloqueou os perfis de investigados, como ordenado pelo STF.

Que multas foram essas?

Segundo a plataforma, a soma de todas as multas gerou um débito milionário. Confira:

18,3 milhões de reais por descumprir as ordens de bloqueio de contas;

10 milhões de reais pela mudança no servidor que fez o X voltar a funcionar temporariamente no país nos dias 18 e 19 de setembro;

300 mil reais em nome da representante legal da empresa, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição.

Já posso “tuitar”?

Apesar da liberação, a volta da plataforma é gradual. Até o fim da tarde de 9 de outubro, a rede social ainda não estava disponível para todos os brasileiros. Mas a maioria dos usuários já afirmam conseguir acessar o site e o aplicativo.

Isso acontece porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem o prazo de 24 horas para notificar as mais de 20 mil operadoras de internet para que estas liberem o acesso à rede social a todos.

Fontes: X, G1 e Valor Econômico.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!