A IA que vale 157 bilhões de dólares

A OpenAI, empresa dona do ChatGPT, recebeu mais uma rodada de investimento e entrou para o grupo de startups multibilionárias
8 de outubro de 2024 em Edições Impressas, Internacional
Foto: Getty Images

A OpenAI arrecadou 6,6 bilhões de dólares (cerca de 36 bilhões de reais) em uma nova rodada de investimento, que vendeu 4% da companhia e elevou seu valor de mercado para 157 bilhões de dólares. Esta foi a maior soma já paga por uma participação em startup. Anteriormente, a empresa xAI, de Elon Musk, havia arrecadado 6 bilhões de dólares.

O aporte teve a participação de companhias como Microsoft, Nvidia e SoftBank. E como essas empresas chegaram a esse número? O valor de mercado no caso de uma startup como a OpenAI está muito atrelado à expectativa de lucro futuro que o negócio ou produto pode trazer. Quem investe dinheiro fica com uma fatia do negócio, acreditando que este irá trazer um retorno financeiro no futuro.

Por se tratar de empresas novas, o comum é que os investimentos sejam mais baixos, considerando os riscos. Mas não foi o que aconteceu desta vez com a OpenAI, o que mostra o grande potencial que o mercado financeiro enxerga na inteligência artificial (IA).

Segundo a companhia, o dinheiro será investido no aumento da capacidade computacional e no desenvolvimento de novas ferramentas.

Comemorado por uns e desaprovado por outros, o alto valor do investimento também foi alvo de críticas sobre o futuro da proprietária do ChatGPT, que nasceu para ser um laboratório de pesquisas sem fins lucrativos.

Fontes: Estadão e CNBC.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!