A Zamp, companhia proprietária do Burger King e do Popeyes no Brasil, anunciou no dia 6 de junho que fechou um acordo para comprar a operação da Starbucks no país, que hoje tem cerca de 140 lojas, por 120 milhões de reais.
Apesar do anúncio, a aquisição passará por alguns processos até ser efetivada. As negociações aconteciam desde fevereiro deste ano.
A SouthRock, que opera a rede de cafeterias no país, pediu recuperação judicial no fim de 2023, com uma dívida de quase 2 bilhões de reais. Até o momento, mais de 50 lojas da rede já foram fechadas no Brasil. Por isso, a compra da operação passará por autorização judicial e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão responsável por defender a concorrência e evitar monopólios em território brasileiro.
Você sabia? Recuperação judicial é um dispositivo jurídico usado por empresas que não conseguem pagar dívidas e, para evitar a falência, pedem que um juiz decrete sua recuperação judicial. |
O anúncio divulgado pela Zamp afirma que a aquisição será feita por meio de um processo competitivo, ou seja, outras companhias poderão apresentar propostas para assumir a operação brasileira. Mas, com o acordo firmado no início de junho, a dona do Burger King poderá igualar possíveis ofertas feitas por terceiros e, caso não seja a vencedora do processo, será indenizada.
Fontes: Zamp e O Globo.