Em 2008, uma pessoa, utilizando o pseudônimo Satoshi Nakamoto, escreveu e assinou o white paper do bitcoin, documento que descreve as bases da moeda digital.
A relevância do bitcoin ao longo dos anos despertou a curiosidade mundial sobre a verdadeira identidade do criador, que nunca foi revelada. Pode até ser que seja um grupo de pessoas.
Em 2015, o cientista da computação Craig Wright passou a afirmar em entrevistas e publicações nas redes sociais que era o inventor da moeda. Desde então, o australiano trava uma batalha judicial com desenvolvedores de softwares alegando que o fato de trabalharem com o avanço do código do bitcoin viola seu direito de propriedade.
Diante disso, em 2021, a Crypto Open Patent Alliance, organização de empresas de tecnologia e criptomoedas, abriu um processo na Justiça do Reino Unido contestando Wright. Após três anos de investigação, em maio de 2024, veio a decisão: Wright não é o criador do bitcoin. O juiz ainda afirmou que ele apresentou documentos e provas falsas.
Especialistas em criptomoedas afirmam que inventor tem as chaves criptográficas que desbloqueiam seu tesouro de mais de 1,1 milhão de bitcoins, que não é movimentado há mais de dez anos. Por onde será que ele anda?
Fontes: The New York Times e Folha de S.Paulo.