O impacto econômico das enchentes no RS

Importante produtor nacional, o estado começa, aos poucos, a calcular o tamanho dos prejuízos. Os efeitos serão sentidos em todo o país
4 de junho de 2024 em Edições Impressas, Nacional
Foto: Getty Images

O número de mortes causadas pelas cheias no Rio Grande do Sul (RS) chegou a 169 no dia 27 de maio. Há ainda 56 desaparecidos e 806 feridos.

Essa é a maior catástrofe no Brasil provocada pelas chuvas, considerando a extensão dos danos e o número de vidas diretamente afetadas. São perdas inestimáveis. Segundo a Defesa Civil do estado, 469 dos 497 municípios foram atingidos e 2,34 milhões de pessoas estão sofrendo as consequências diretas da tragédia: 55.813 estão em abrigos e 581.638 desalojadas.

Com cidades ainda alagadas, aos poucos, alguns setores começam a avaliar a lista de perdas materiais. Um dos mais afetados foi o agropecuário, mas turismo e indústrias também contabilizam prejuízos. Neste infográfico, detalhamos alguns dados que já foram revelados.

O que se espera é que os efeitos das chuvas no RS provoquem inflação do preço desses produtos em todo o Brasil — e sejam sentidos até no Produto Interno Bruto (PIB) do país.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!