Os brasileiros têm até as 23h59 de 31 de maio para entregar a Declaração de Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) à Receita Federal.
O acerto de contas com o leão (símbolo do IR desde a década de 1970) é obrigatório para todos os cidadãos que têm renda anual superior a 30.639,90. O valor da contribuição depende da renda obtida pelo contribuinte no ano anterior à declaração.
+ As mudanças no Imposto de Renda
Ao declarar, a Receita Federal avalia se o contribuinte pagou os impostos corretamente, se há algum valor a cobrar ou determinada quantia a devolver.
Quem não entrega a declaração no prazo paga multa. E, claro, muitos deixam para cumprir a tarefa na última hora. Tanto que o assunto já virou piada (e memes!).
Antes tarde do que nunca
O período de entrega da declaração do imposto de renda começou no dia 15 de março. Mesmo com o longo prazo, alguns contribuintes deixaram para fazer o acerto nos últimos dias.
O medo de cair na malha fina
A malha fina acontece quando a declaração feita não condiz com os dados disponíveis e analisados pela Receita Federal. Ao identificar inconsistências, o órgão solicita novas informações ao contribuinte para entender o ocorrido.
A felicidade em receber a restituição
A restituição do imposto de renda é o valor que a Receita Federal devolve ao contribuinte após analisar que houve pagamento de tributos além do devido.