Após 12 anos de seu último show no Brasil, Madonna retorna aos país em uma apresentação gratuita na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para encerrar a série de shows The Celebration Tour, que comemora os 40 anos de carreira da cantora.
Segundo o governo do Rio de Janeiro, o custo total da apresentação é de quase 60 milhões de reais, incluindo o cachê de 17 milhões de reais cobrado pela rainha do pop e os gastos com estrutura, segurança, banheiros químicos e outros itens essenciais para um evento de grande porte.
A Prefeitura do Rio de Janeiro patrocinou o evento com 10 milhões de reais e o restante foi pago pelo patrocinador máster do show, o banco Itaú.
A expectativa é de que o retorno financeiro para a cidade seja igualmente impressionante. Considerando a chegada de milhares de turistas e o consumo, a hospedagem e o transporte no fim de semana, espera-se que 300 milhões de reais sejam movimentados na economia do Rio nos próximos dias.
Todos os caminhos levam para o Rio de Janeiro
O único show da turnê no país fez com que brasileiros de diversas regiões desembarcassem na cidade do Rio de Janeiro.
A procura por passagens de ônibus para este fim de semana aumentou 900%. As companhias estão apostando em centenas de viagens extras para atender a demanda.
Já os aeroportos planejam 870 voos entre os dias 1º e 7 de maio, com mais de 103 mil assentos oferecidos. O valor da ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro é cinco vezes maior do que fora de temporada. Hoje, as passagens são encontradas por no mínimo 1.500 reais.
Hospedagens – quase – esgotadas
O tradicional Copacabana Palace não possui suítes disponíveis desde antes do anúncio oficial do show, em março de 2024. Somente a Madonna e sua equipe ocupam 90 quartos do hotel.
Em Copacabana, segundo prévia do HotéisRIO, 83% das hospedagens estão indisponíveis. Diárias que antes eram encontradas de 400 a 700 reais, neste fim de semana chegam a 1.600 reais.
Sem muitas opções perto do local da apresentação, os turistas buscam lugares mais distantes, como o centro da cidade. A ocupação dos hotéis da região já está próxima aos 70%.
O show em números – 100 metros de passarela ligam o Copacabana Palace ao palco; – Palco com 812 m2; – 18 torres de som distribuídas ao longo da praia; – 18 telões posicionados nas areias de Copacabana; – 270 toneladas de equipamentos; – 3.200 agentes da Polícia Militar; – 65 torres para policiais; – e 1.518 garis para fazer a limpeza do local. |
Para quem não estiver nas areias de Copacabana, o show será transmitido pelas emissoras Globo, Multishow e Globoplay. A previsão é de que Madonna suba ao palco às 21h45 do dia 4 de maio, para uma apresentação de duas horas.
Fontes: Veja, CNN e Valor Econômico.