Quem aí acompanhou as notícias sobre o eclipse total do Sol que pôde ser visto na América do Norte, especialmente em alguns estados norte-americanos? No dia 8, a Lua encobriu completamente o Sol, deixando a paisagem escura no meio da tarde por volta de uma hora.
Eventos assim são raros. O próximo só será visto em 2045. Logo, atraiu muitas pessoas curiosas por conferir como é ver o dia virar noite. A comoção foi tanta que, segundo a consultoria Perryman Group, foram movimentados cerca de 6 bilhões de dólares (30 bilhões de reais) somente nos EUA.
De acordo com a empresa, os gastos foram feitos principalmente com deslocamento para as localidades onde o evento poderia ser visto na totalidade, como Texas e Vermont. O estado do Texas foi o que mais ganhou, movimentando 1,4 bilhão de dólares. O impacto para o PIB, segundo a Perryman Group, será de 3 bilhões de dólares.
Além disso, os norte-americanos compraram equipamentos para conferir o fenômeno com mais clareza e segurança. Algumas companhias faturaram produzindo itens comemorativos e bebidas exclusivas. Teve até companhia aérea, a Delta Air Lines, programando voos especiais para ver o eclipse do céu, sem o risco de ter a visão atrapalhada pelas nuvens. As passagens se esgotaram em 24 horas.
Fontes: CNN e Olhar Digital.