Um programa da embaixada dos Estados Unidos no Brasil oferece um curso de especialização para alunas do ensino médio brasileiro. O Power4Girls – Empower to Lead!, também chamado de P4G, é voltado para estudantes de 15 a 18 anos matriculadas em escolas técnicas/tecnológicas federais ou estaduais ou em escolas técnicas sem fins lucrativos de todo o país.
O objetivo é apoiar a formação das meninas em quatro áreas: empreendedorismo, planejamento estratégico, inovação e responsabilidade social, ajudando a “preparar a próxima geração de líderes femininas” para os desafios e oportunidades da realidade em que vivem.
Em parceria com o Instituto Glória, o programa tem seis meses de duração (de maio a novembro) e as inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia 10 de abril. Serão selecionadas 20 equipes em todo o Brasil, formadas por quatro alunas e um professor orientador. A capacitação começa em maio e termina em novembro. As aulas serão a distância.
Cada equipe terá que desenvolver projetos com foco em economia circular, “com soluções criativas e inovadoras, destacando os três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar”, de acordo com o site do programa.
Toda semana, as estudantes terão sessões de mentoria pela internet para o desenvolvimento dos projetos, além de seminários on-line mensais. No fim, as equipes apresentarão seus projetos em Brasília. Todos os custos de participação são pagos pelos organizadores.
Fontes: Agência Brasil e Power4Girls.