Os vídeos de Thaynná Bastos contando sobre sua dívida com o cartão de crédito viralizaram nas últimas semanas. A designer, que ficou conhecida como a endividada do TikTok, deixou de pagar uma fatura de 5.334,69 reais, em 2021, e hoje a dívida chega a 968.873,34 reais.
O aumento aconteceu em consequência dos juros que são cobrados quando a fatura não é paga, o chamado rotativo do cartão. Em 2021, esse juro cobrado pelos bancos chegou a 350%. Isso porque a cada fatura não paga, o banco cobrava juros sobre o saldo devedor, fazendo o valor crescer na velocidade da luz.
À época, ainda não havia entrado em vigor a nova regra que limita os juros do cartão de crédito a 100% do valor total da dívida, que já explicamos aqui no TINO Econômico.
Os vídeos de Thaynná têm viralizado e espantado muitos com o tamanho da dívida. Ela conta que deixou de pagar o cartão depois que teve uma crise de burnout e precisou ficar sem trabalhar. Sem nenhuma renda, a conta do cartão deixou de ser prioridade.
A designer conta nos vídeos que chegou a tentar uma renegociação com o banco, mas a oferta de valor mínimo a pagar à vista era de 6 mil reais. “Além de não ter esse valor disponível, ele era bem maior do que o valor da dívida inicial”, conta Thaynná.
A expectativa é de que a dívida ultrapasse um milhão de reais em abril, mês de aniversário da tiktoker. “Quer presente melhor?”, lamenta a jovem.
Fontes: Valor Econômico e TikTok.