IA com Bia

Conte para mim o que você acha em iacombia@magiadeler.com! Eu sou a Bia A., tenho 16 anos e estou no 2º ano do ensino médio.
12 de março de 2024 em Colunistas, Edições Impressas, Opinião Jovem

Vem ser nerd

Que tal ampliar seu vocabulário do assunto? Vem comigo! Vamos falar sobre como a máquina “aprende” (machine learning). As três principais formas de aprendizado são:

1. SUPERVISIONADO: a máquina é alimentada com dados de entrada e dados de saída correspondentes (por exemplo, céu azul, tijolo vermelho), o que permite que identifique padrões e antecipe valores, como em previsões do tempo.

2. NÃO SUPERVISIONADO: a máquina é alimentada de dados de entrada, mas não de saída. Ela própria encontra algum padrão. Empresas fazem isso para agrupar consumidores em segmentos de mercado.

3. POR REFORÇO: a máquina recebe indicações sobre se está indo bem ou mal em suas previsões e vai se ajustando até conseguir atingir o objetivo definido. Opção muito usada no mercado financeiro para otimizar a venda de ações e obter o melhor preço possível.

Este último pode ser aplicado para criar large language models (LLMs), que utilizam estatística para determinar padrões entre palavras e frases, como no ChatGPT. Mas esses padrões podem estar errados, fazendo com que o LLM alucine e responda algo que não existe.

Então, para garantir a confiabilidade de cada inteligência artificial, é crucial considerar: 1. as razões por trás de suas decisões; 2. a proteção da propriedade intelectual; e 3. a privacidade de dados (para evitar violações de direitos de pessoas).

Divirta-se usando todo esse vocabulário na sua próxima conversa sobre IA!

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!