A Samsung apresentou no dia 16 de janeiro o Galaxy S24, o smartphone que deve rivalizar com o iPhone 15, da Apple. A principal novidade do aparelho é a inteligência artificial embarcada, que permitirá a tradução simultânea de chamadas telefônicas, ou seja, uma pessoa que só fala português poderá falar com outra que só fala inglês.
Batizada de Live Translate, a ferramenta faz parte da Galaxy IA. Outro recurso disponível está no teclado, que será capaz de traduzir mensagens em tempo real em 13 idiomas. Para quem dirige, a tecnologia Android Auto poderá resumir automaticamente mensagens recebidas e sugerir respostas ou ações.
As pesquisas também serão simplificadas. Ao abrir uma imagem ou assistir a um vídeo, o usuário poderá simplesmente circular um objeto ou item e a busca será feita automaticamente, na mesma tela, sem sair do aplicativo.
Foram apresentadas três versões do aparelho: S24,S24+ e S24 Ultra. Os preços vão de 5.999 reais (aparelho com 128 GB de memória) a 12.999 reais (S24 Ultra com 1 TB de memória). O lançamento foi durante o evento Galaxy Unpacked, realizado em San Jose, nos Estados Unidos.
Os aparelhos já estão disponíveis para pré-venda e começarão a ser entregues em 24 de janeiro.
O S24 é a aposta da Samsung para enfrentar a força da Apple e voltar ao topo do ranking de maiores fabricantes de smartphones. Em 2023, pela primeira vez em 12 anos, a empresa não ficou em primeiro lugar — foi ultrapassada pela Apple, que vendeu 8 milhões de dispositivos a mais.