Estudantes do 3º ano do ensino médio receberão uma quantia do governo para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, em Brasília, a nova ação do programa Pé-de-meia, que ainda inclui uma poupança para estudantes de baixa renda do ensino médio, divulgada anteriormente.
+ Governo lança poupança para alunos de baixa renda do ensino médio
O Pé-de-meia tem como objetivo conter a evasão escolar durante o ensino médio e, com o novo incentivo, estimular que os concluintes do 3º ano realizem o exame, que pode ser a porta de entrada para universidades.
“Isso vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio, que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do ensino médio, mas no último (…) vai receber um percentual, um valor, para fazer a prova do Enem”, disse o ministro em entrevista coletiva.
Dados da última edição do Enem mostram que apenas 50,8% dos 2 milhões de estudantes matriculados no 3º ano realizaram a prova.
Segundo Santana, no dia 16 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar a lei que institui o programa. A expectativa é de que o pagamento da poupança comece em março de 2024.
Fontes: Ministério da Educação e O Globo.