Como anda o entendimento dos brasileiros sobre finanças? Para responder essa pergunta, o Banco Central (BC) e o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) realizaram uma pesquisa a fim de medir o letramento financeiro da população.
A conclusão é de que o país ainda precisa melhorar na educação financeira. Numa escala de zero a cem, o resultado médio da pesquisa foi de 59,6, sendo que 75% dos entrevistados não ultrapassaram os 70 pontos.
Para chegar às notas, o estudo considerou três dimensões: comportamento financeiro, atitude (ou postura) ao fazer escolhas financeiras e conhecimento sobre finanças.
Jovens sabem mais
A maior média do estudo foi obtida por jovens de 16 a 24 anos, que tiveram pontuação de 64,5. Olhando outros cortes da pesquisa, os brasileiros com renda mensal acima de cinco salários mínimos tiveram média 64,3, e os homens, 61,8.
Na outra ponta, mulheres (57,8), brasileiros acima de 60 anos (53,6), com renda familiar de até dois salários (56) e moradores da Região Nordeste (57,4) tiveram médias de pontuação significativamente menores.
Por que é importante ter letramento financeiro
Ter educação financeira é fundamental para fazer boas escolhas e manter um comportamento saudável em relação ao dinheiro. Quem quer fazer um financiamento ou adquirir um cartão de crédito precisa entender sobre juros e saber o impacto da inflação na renda familiar.
A pesquisa completa do Banco Central pode ser conferida neste link: bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/letramento/relatorio-de-letramento-financeiro.pdf.
Fonte: Banco Central.