As companhias aéreas Azul, Gol e Latam anunciaram, no dia 18 de dezembro, um plano para oferecer passagens mais baratas de voos nacionais.
Segundo as companhias, serão mais de 25 milhões de passagens aéreas no valor entre 699 e 799 reais, por trecho, em 2024.
O preço, ainda que reduzido, está próximo à média dos últimos meses: em setembro, foi de 747,66 reais, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), recorde de alta desde 2010. Já a média do ano foi de 644,50 reais, valor abaixo do menor proposto no plano das companhias.
Os descontos e as condições variam de acordo com a empresa. A Azul e a Gol priorizarão as passagens compradas com antecedência. Já a Latam não estipulou teto para as passagens, mas garantiu que fará ações ao longo do ano para ampliar o acesso da população, como intensificar divulgação sobre como conseguir passagens mais baratas e aumentar a oferta em 10 mil assentos por dia.
As companhias afirmam que a alta do preço das passagens no Brasil em 2023 foi causada pelo aumento do preço do querosene de aviação e dos juros do país.
Outras iniciativas
O governo prevê para janeiro de 2024 o lançamento do programa Voa Brasil, que vai proporcionar descontos em passagens aéreas especialmente para estudantes e aposentados.
A proposta anunciada pretende estipular o valor de 200 reais por trecho em voos nacionais. Presente no anúncio das companhias aéreas no dia 18, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o formato do programa Voa Brasil está em avaliação e que deve ser lançado na segunda quinzena de janeiro.
Fontes: Secretaria de Comunicação Social e Folha de S.Paulo.