O Brasil tem 10,9 milhões de jovens que não estudam nem trabalham, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número equivale a um a cada cinco brasileiros entre 15 e 29 anos. São 22,3% dos cidadãos nessa faixa etária.
Em muitos casos, os jovens têm dificuldade para conseguir o primeiro emprego pela falta de qualificação. Para ajudar nesse desenvolvimento profissional, a Junior Achievement (JA), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, com mais de cem anos de atividade, atua dentro das escolas oferecendo os mais diversos cursos, como de educação financeira e empreendedorismo.
Antes da pandemia, a JA operava presencialmente nas escolas. Em mais de 40 anos de Brasil, a organização já chegou a todos os estados do país. Com a pandemia, a entidade viu a necessidade de criar uma versão on-line dos cursos que oferece.
Foi assim que nasceu a Inspira JA, plataforma com cursos on-line que abrangem temas como liderança, marketing para pequenos negócios, autoconhecimento e tecnologia. “Temos uma metodologia muito prática, que ajuda os jovens desde o 5º ano do ensino fundamental até a faculdade”, diz Brenda Santos, diretora de operações da JA Brasil.
Com a atuação on-line, a organização aumentou seu alcance de 350 mil jovens em 2019 para 600 mil em 2023. A intenção é atingir um milhão no ano que vem.
Preocupada em estar sempre alinhada às demandas do mercado, a instituição revê com frequência os cursos para formar os jovens com as competências que estão sendo buscadas e aumentar as chances de que consigam um emprego. Hoje são cerca de 25 cursos, de diferentes temas, que podem ser realizados gratuitamente. Os mais buscados são o de gestão de tempo e o que ensina a elaborar um currículo.
Ao completar a formação, o jovem recebe um certificado que pode se tornar um diferencial na busca por um emprego. “A nossa intenção é mostrar aos jovens que eles têm muitas possibilidades de caminho para se inspirar e realizar seus sonhos”, diz Brenda.