4 mins

São Paulo terá ônibus gratuito aos domingos

Assim como a capital paulista, outras cidades já aderiram à tarifa zero para o transporte
12 de dezembro de 2023 em Nacional
Foto: Getty Images

Em 11 de dezembro, Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, anunciou a implantação da tarifa zero em todos os ônibus municipais aos domingos.

A partir do dia 17 de dezembro, 1.175 linhas circularão gratuitamente pela cidade em todos os domingos de meia-noite às 23h59. A medida se estenderá para os dias de Natal (25 de dezembro), Ano-Novo (1º de janeiro) e aniversário de São Paulo (25 de janeiro).

Segundo a prefeitura, cerca de 2,2 milhões de passageiros utilizam ônibus aos domingos. As autoridades afirmam que, ainda que esse número dobre, os 4.830 ônibus conseguirão atender a demanda.

Mesmo com a gratuidade, os passageiros devem embarcar pela porta da frente do ônibus e passar o bilhete no leitor da catraca para controle do fluxo de pessoas pela SPTrans. Nenhum valor será descontado do saldo.

Com a medida, a prefeitura deixará de receber 283 milhões de reais e deve tirar do próprio orçamento para cobrir o montante. O governador do estado, Tarcísio de Freitas, posicionou-se contra a medida, mas o prefeito assegura que essa é uma maneira de ampliar o acesso da população ao lazer e reaquecer a utilização do transporte público, que ainda sofre os efeitos da pandemia.

Tarifa zero pelo Brasil

Atualmente, o Brasil possui 87 cidades com tarifa zero no transporte público, o que equivale a pouco menos de 2% de todos os municípios do país.

Além de São Paulo, São Caetano do Sul, na região metropolitana, tem tarifa zero em todos os ônibus diariamente. Caucaia, no Ceará, e Maricá, no Rio de Janeiro, também adotam a gratuidade de ônibus diariamente para a população.

Fontes: Estadão e prefeitura de São Paulo.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!