4 mins

Vem aí o Pix automático

Regras da nova forma de pagamento usando o Pix foram detalhadas pelo Banco Central. Nova funcionalidade deve estar disponível a partir de outubro de 2024
8 de dezembro de 2023 em Nacional
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As novas regras para o funcionamento do Pix automático foram publicadas pelo Banco Central em 7 de dezembro. A nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos vai ser parecida com a do débito automático disponível hoje. A ideia é que ela seja usada para facilitar pagamentos que são recorrentes, ou seja, realizados todos os meses. Isso inclui a conta da Netflix, a academia ou mesmo a mensalidade da escola, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: As novidades do PIX

Todos os bancos que hoje oferecem o Pix serão obrigados a compartilhar a nova funcionalidade com correntistas. Segundo a nota do BC, “os participantes que não forem aprovados nos testes homologatórios e não disponibilizarem o Pix Automático a seus usuários no lançamento do serviço, a ocorrer em 28 de outubro de 2024, serão multados por dia de atraso na oferta (limitado a 60 dias)”.

A solução permitirá cadastrar contas em débito automático sem a necessidade de autenticação a cada transação. Para as empresas, a promessa é que a solução aumente a eficiência, diminua os custos de cobrança e reduza a inadimplência.

As regras divulgadas também estabelecerão novas normas para o Pix agendado recorrente, que hoje é facultativo e passará a ser obrigatório a partir de outubro de 2024.

Os anúncios feitos esta semana já tinham sido antecipados pelo BC em junho. Inclusive, falamos sobre isso aqui no TINO Econômico. Outras soluções prometidas para um futuro próximo são o BolePix, uma versão do Pix para boletos, e o Pix garantido, que será uma espécie de crédito para pagamentos via Pix.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!