Com o objetivo de ampliar o alcance do Programa Desenrola Brasil, alavancar a renegociação de contratos em atraso e reduzir o endividamento da população do país, é realizado no dia 22 de novembro o Dia D – Mutirão Desenrola.
A ação foi idealizada pelo governo federal e tem a parceria de diversos bancos como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Nubank, Inter, Mercado Pago, PicPay e outros credores, que oferecem horário de atendimento e condições especiais de pagamento para quem deseja quitar dívidas.
1. Quais são as vantagens?
– Renegociação sem entrada;
– Até 96% de desconto;
– Escolha da data de vencimento;
– Primeira parcela em até 60 dias;
– Parcelamento em até 60 meses;
– Além de condições especiais oferecidas de acordo com a instituição credora.
2. Quem pode participar?
Nesta etapa do Programa Desenrola, dívidas até 20 mil reais, adquiridas entre 2019 e 2022, podem ser renegociadas tanto no Dia D, com condições e descontos especiais, como após a data. Estão incluídas dívidas bancárias e contas atrasadas de setores como energia, água e varejo.
No mutirão estudantes ou formados que possuem débitos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também podem renegociar suas dívidas com descontos especiais. Assim como eles, inadimplentes do programa Minha Casa, Minha Vida podem buscar novos acordos financeiros com a instituição responsável pelo financiamento.
3. Como renegociar?
As negociações do Desenrola Brasil são feitas por meio digital: basta acessar a plataforma do programa, utilizando sua conta gov.br.
Mas, durante o mutirão, agências dos bancos que aderiram a iniciativa terão horários especiais para atendimento presencial do Desenrola Brasil, negociação de dívidas do Fies e informações sobre a quitação de contratos do Minha Casa, Minha Vida.
O programa O Programa Desenrola Brasil foi lançado, no dia 17 de julho de 2023, com o objetivo de recuperar as condições de crédito dos devedores do país. Com desconto médio de 83%, o Desenrola já atendeu 2,7 milhões de brasileiros e teve 20 bilhões em dívidas renegociadas. |
+ Programa Desenrola pretende ajudar devedores
+ Nova etapa do Desenrola no ar
Fontes: Secretaria de Comunicação Social e Valor Econômico.