A China anunciou que desenvolveu a internet mais veloz do mundo. A tecnologia é resultado de uma parceria entre a Huawei Technologies, a China Mobile (estatal chinesa de telecomunicação), a Universidade Tsinghua, de Pequim, e a Cernet, rede de educação e pesquisa. As informações são do governo chinês.
Desde o dia 31 de julho, as companhias testam a nova tecnologia capaz de navegar 1,2 terabits (ou 1,2 mil gigabits) por segundo por 2,9 mil quilômetros de cabos de fibra ótica, instalados entre a capital, Pequim, e o sul do país.
Segundo a Opensignal, o Brasil tem uma velocidade móvel de internet de até 357,8 Mbps (megabits por segundo).
VOCÊ SABIA? Seria possível processar e transferir dados de 150 filmes por segundo com essa tecnologia. |
Redes como essas são responsáveis pela infraestrutura que move o tráfego de internet em diversas regiões e suporta transferências de dados de tecnologias como o 5G.
Apesar da grande notícia, a velocidade mais rápida não deve impactar a navegação dos consumidores, e sim a de grandes empresas. Com a rede de internet mais robusta e ágil, essas companhias podem transferir um número maior de informações de modo mais veloz e até oferecer melhor segurança cibernética.
Segundo especialistas, a previsão é de que a rede seja lançada em até dois anos na China e, até o momento, não há projetos para expandi-la para outras regiões ou países.
Fontes: Bloomberg, Época Negócios e CNN.