A partir dos números do Censo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traça a pirâmide etária do Brasil. A pirâmide ajuda a entender importantes informações sobre a população, como taxa de natalidade, expectativa de vida e percentual de homens e mulheres.
Os números de 2022 mostram que o Brasil vive o auge de seu bônus demográfico — quando o percentual da população apta a trabalhar é maior do que o de crianças e idosos. Isso significa que o país está mais capaz de gerar riqueza. Mas esse período não dura muito, por isso é chamado de janela de oportunidade: ela se fecha à medida que a população vai envelhecendo. Portanto, é preciso aproveitá-la.
Com base nas informações da pirâmide é possível criar políticas públicas e medidas econômicas para aproveitar esse momento favorável, além de atender melhor a população. Se os habitantes estão ficando mais velhos, pode-se implantar projetos e ações para cuidar de idosos.
Confira o infográfico abaixo e entenda os dados apresentados pela pirâmide etária:
1 – Para diferenciar o número de homens e mulheres, a pirâmide traz o percentual de mulheres no eixo direito e o de homens, no esquerdo. Segundo o Censo 2022, o Brasil tem 6 milhões de mulheres a mais do que homens.
2 – O eixo horizontal do gráfico mostra o percentual da população. Na primeira barra, por exemplo, é possível ver que 3% da população está na faixa etária entre zero e 4 anos.
3 – O eixo vertical representa a idade da população. Quando mais acima, mais velha. A faixa etária compreende cinco anos.
4 – A pirâmide que representa o Brasil em 2022 tem a parte central mais larga do que a base e o topo. Isso demonstra que a maior parte da população está economicamente ativa — é o chamado bônus demográfico. Comparando com as pirâmides anteriores (abaixo) é possível notar a mudança da população no decorrer dos anos.
O perfil da população ao longo dos anos
Em 1940, a maior parte da população era formada por crianças e adolescentes, o que significa que o Brasil tinha, à época, alta taxa de natalidade. A expectativa de vida também era menor, com poucas pessoas acima dos 80 anos.
Em 1980, a taxa de natalidade começou a diminuir, assim, a base da pirâmide também foi se tornando menor.
No ano 2000, a população começou a ficar mais velha. A pirâmide mostra isso com a faixa etária que representa os adolescentes maior do que a composta por crianças. É possível observar também um maior percentual de pessoas acima de 80 anos, o que demonstra melhora na expectativa de vida.