8 mins

OBInvest chega à segunda fase

A iniciativa é uma jornada educativa que tem transformado a maneira como os estudantes do ensino médio enxergam a educação financeira
8 de setembro de 2023 em Nacional
Partiicipantes da OBInvest

A edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBInvest), está chegando à sua segunda fase. Este ano, 3.573 jovens, de 775 escolas, inscreveram-se, e 1.568 estão classificados para a próxima etapa.

A iniciativa é uma jornada educativa que tem transformado a maneira como os estudantes do ensino médio enxergam a educação financeira. Com uma metodologia inovadora e interdisciplinar, a OBInvest busca promover a compreensão profunda do mercado financeiro, estimulando a formação de habilidades essenciais para a tomada de decisões informadas e responsáveis em finanças.

“O maior destaque desta edição tem sido a aprendizagem interdisciplinar relacionando tecnologia e finanças”, dia Gilberto Gil Passos, professor e criador da OBInvest. A abordagem interdisciplinar da OBInvest permite que os alunos explorem conceitos de economia, matemática financeira, contabilidade e gestão de carteira, conectando-os com conteúdos da educação básica como matemática, história e geografia. “Isso não apenas os capacita para decisões financeiras conscientes, como também desperta habilidades e talentos aplicáveis em diversas áreas da vida”, afirma o professor.

Gilberto Gil Passos, ao centro, com a equipe da Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBInvest)

Desde 2020, a OBInvest já impactou mais de 10 mil alunos, de mais de mil escolas diferentes de todos os estados brasileiros. Segundo a organização do evento, 5% dos inscritos são da Região Norte, 28% do Nordeste, 4% do Centro-Oeste, 54% do Sudeste e 9% do Sul.

A intenção da iniciativa é formar uma geração financeiramente educada e consciente, que entenda o mundo das finanças como uma possibilidade do mercado de trabalho.

A seguir, alguns depoimentos de participantes da primeira fase da OBInvest.

“A fase foi muito interativa e realmente me possibilitou colocar muitas coisas em prática, aprender sobre a educação financeira, sua história, ramos e até um pouco de programação (parte de que eu mais gostei). Uma experiência bem divertida e interessante, não só para o acréscimo de conhecimentos, como para o dia a dia em si” – Karin Yanagi, aluna do Colégio Dr. Walter Belian, em São Paulo.

“Simplesmente a melhor olimpíada da qual eu já participei! A comissão é extremamente organizada e cumpre todas as datas do calendário. Este é meu primeiro ano participando de olimpíada científica e, com certeza, esta foi a minha melhor experiência. Adorei o fato de a olimpíada ter o caráter competitivo, e também o educativo, aprendi muito com a OBInvest e quero aprender ainda mais na segunda fase” – Maria Luiza, aluna da Escola de Educação Básica São Domingos, no Rio Grande do Sul.

“A Olimpíada Brasileira de Investimentos abriu um leque de oportunidades de aprendizagem, o qual jamais poderíamos imaginar. Apesar da primeira experiência e contato com a OBInvest, o formato da prova da primeira fase foi muito bem elaborado e desafiador, instigando-nos a pensar além daquilo que as salas de aula nos proporcionam” – Lourielson Fernandes Coutinho, do Maranhão.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!