Em um mês, cerca de 9,5 bilhões em dívidas com bancos foram renegociadas por meio do Desenrola, o programa do governo federal. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foram 1,5 milhão de dívidas renegociadas, alcançando 1,1 milhão de clientes.
Lançado em julho, o Desenrola tem o objetivo de estimular a renegociação de dívidas entre devedores e credores, para impulsionar a retomada do consumo da população. Na atual fase do programa (chamada de Faixa 2), os devedores são pessoas físicas com renda de até 20 mil reais que negociam dívidas exclusivamente bancárias. Cada banco tem as próprias condições. A adesão ao programa na Faixa 2 vai até 31 de dezembro.
No mesmo período, 6,6 milhões de pessoas que tinham dívidas bancárias de até cem reais tiveram o nome limpo, ou seja, saíram das listas de débito negativo. Essa foi uma contrapartida assumida pelos bancos quando aderiram ao programa do governo. Mas não significa que a dívida dessas pessoas deixou de existir — nestes casos, os bancos se comprometeram a manter o nome das pessoas fora das listas negativas, mesmo com valores devidos.
Fontes: G1 e Agência Brasil.