10 mins

Entenda a questão financeira de Larissa Manoela

Ao longo da carreira de 18 anos, a atriz somou um patrimônio de 18 milhões de reais, até então administrado pelos pais
14 de agosto de 2023 em Nacional
Foto: Getty Images

Rosto conhecido do grande público desde criança, Larissa Manoela, 22 anos, tornou-se um sucesso da televisão, do teatro e da música. Agora, ela enfrenta uma batalha com os pais, Gilberto Elias e Silvana Taques, que foram os tutores de seus negócios, para conquistar autonomia e assumir o controle da própria vida profissional e financeira.

Com 18 anos de carreira, a atriz e cantora acumulou um patrimônio de 18 milhões de reais, até o momento administrados integralmente pelos pais de Larissa. Após alcançar a maioridade, ela passou a ter o direito legal de se responsabilizar pelos negócios, mas os pais seguiram como seus representantes. No dia 13 de agosto, a atriz contou ao programa Fantástico que pretende abrir mão da fortuna e das empresas que possui em sociedade para ter o controle da carreira e de futuros bens.

Por que os pais cuidavam de tudo?

Larissa Manoela iniciou a carreira como modelo com apenas 4 anos; logo se tornou atriz de filmes e musicais, até chegar à televisão e ser reconhecida por grandes papéis.

Pela idade dela, os pais tinham a tutela legal de sua carreira e fortuna, ou seja, eram os representantes e responsáveis por administrar os contratos e bens de Larissa. Além de cuidar dos trabalhos da filha, eles deveriam acompanhar e garantir seu bom desempenho escolar e o tempo de lazer, direitos e deveres de todas as crianças, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe o trabalho para menores de 14 anos.

Ao longo da carreira da artista, Silvana e Gilberto abriram três empresas para que os projetos e contratos fossem fechados com emissoras, marcas, produtoras e estúdios. Em duas delas, os três eram sócios, com divisões desiguais. Na empresa restante, Larissa era a única proprietária, mas havia uma cláusula, no contrato, assinado por ela, que dava plenos poderes aos pais.

Qual o problema?

Aos poucos, Larissa percebeu que os pais eram os sócios majoritários e principais comandantes de sua carreira, mesmo com a possibilidade legal de tocar a sua vida profissional e financeira.

O conflito veio quando a artista passou a desejar autonomia nos negócios, mas os pais reivindicaram o direito de seguir administrando as finanças de Larissa e participação no patrimônio já conquistado.

Após tentativas de acordo e mudanças na divisão da sociedade estabelecida em cada uma das empresas, Larissa decidiu romper a sociedade com os pais e renunciou ao próprio patrimônio, avaliado em 18 milhões de reais, para poder, daqui em diante, ter liberdade e autonomia na vida profissional e financeira.

Uma lição financeira

Especialistas como Thiago Godoy, autor do livro Emoções Financeiras e conhecido pelo perfil Papai Financeiro, repercutiram o caso de Larissa Manoela nas redes sociais.
 
“Larissa, desde jovem, ganhou dinheiro e conquistou sucesso, porém a falta de conhecimento sobre a própria situação financeira a deixou em desvantagem. O controle sobre suas finanças a deixou sem saber quanto ganhava, que bens possuía e como seu dinheiro estava sendo gerenciado”, explica Godoy no Instagram.
 
Este e outros casos mostram a necessidade de educar as novas gerações sobre finanças pessoais e mostrar o poder da educação financeira na vida. “A ausência de transparência financeira e o controle excessivo de terceiros podem levar a situações devastadoras, como a que Larissa enfrentou. Ensinar jovens sobre como gerenciar as finanças, investir e tomar decisões informadas é essencial para garantir que tenham controle sobre o próprio futuro”, finaliza Godoy.

Fontes: Estadão, CNN, G1 e Normas Legais.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!