EMPREENDER COM IA
No fim de julho, o jornal The New York Times publicou uma pesquisa do instituto Brookings que revelou que 25% das ofertas de trabalho relacionadas à inteligência artificial (IA) em 2023 foram criadas na Baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), de onde escrevo esta coluna.
Ou seja, por aqui surgem muitos projetos que usam a IA como ferramenta. Existe uma cultura de participar de showcases (rápidas apresentações) para investidores, mesmo entre empreendedores superjovens. Eles apresentam projetos em busca de financiamento para suas ideias seguirem adiante. Conheci os recém-graduados fundadores do Roger, um sistema de IA que liga para idosos para checar se estão tomando remédios e comparecendo a consultas. Levando em conta fichas médicas do paciente, o programa processa cada resposta e manda atualizações para o cuidador, tornando o atendimento mais efetivo.
A IA se insere no mundo ao mesmo tempo que a maioria da Geração Z está no pico de aprendizagem. Ela está se tornando uma potencializadora de inovações da nossa geração, e a nossa fluência nesse universo pode ser nossa maior vantagem. Bora explorá-la?
Fontes: The New York Times, Nasdaq e Roger.