No dia 28 de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os primeiros dados do Censo 2022. A população brasileira cresceu 6,5% nos últimos 12 anos. Em agosto de 2022, o Brasil registrava 203.062.512 habitantes.
+ Somos 203,06 milhões de brasileiros
Para dimensionar e facilitar a compreensão das quantidades, o TINO Econômico traduziu esses números em quantias e situações mais familiares aos jovens.
O número de habitantes no Brasil representa 2.900 estádios lotados pelo mundo para ver a Taylor Swift
Observando os primeiros shows da The Eras Tour, que teve uma média de 70 mil pessoas na plateia, pode-se considerar que o número de moradores do Brasil em 2022 representaria 2.900 estádios lotados para ver a cantora Taylor Swift.
+ Com turnê que passa pelo Brasil, Taylor Swift pode assumir o título de cantora mais rica do mundo
Já o total de moradores de Roraima, o estado menos populoso do país, equivale ao público de quase 13 shows do RBD com ingressos esgotados no estádio Allianz Parque, em São Paulo
Segundo o Censo de 2022, Roraima é o estado menos populoso do país, com aproximadamente 636 mil habitantes. Considerando a passagem do fenômeno mexicano pelo Brasil com shows em São Paulo e Rio de Janeiro, o número de roraimenses equivale a 13 apresentações da banda no Allianz Parque, estádio localizado em São Paulo, com capacidade para 50 mil pessoas.
+ Flashback: Sucessos dos anos 2000 retornam aos palcos faturando milhões
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com maior número de habitantes, mas juntos não chegam à metade dos seguidores do jogador Neymar no Instagram
Neymar é o jogador brasileiro mais seguido do mundo. No Instagram ele registra 210 milhões de fãs, número maior do que toda a população brasileira. Comparado ao resultado do Censo, os três estados mais populosos do Brasil, que representam mais de 81 milhões de pessoas, não chegam à metade dos seguidores do jogador.
Se cada habitante de São Paulo contribuísse com 50 centavos, o estado geraria sozinho todo o faturamento obtido pro Virgínia em sua live
Se todos os 44,4 milhões de habitantes de São Paulo tivessem assistido à live em que a influenciadora apresentou os produtos da sua marca WePink, cada um teria que dar apenas 50 centavos para que a influenciadora alcançasse o faturamento registrado de 22,4 milhões.
+ Consumo por influência: o poder do digital
A Região Centro-Oeste, considerada o berço da música sertaneja e terra fértil para vários talentos, tem o dobro de habitantes se comparado com o número de seguidores de um de seus maiores destaques atualmente, Ana Castela
A região concentra 8% da população brasileira, com 16,3 milhões de habitantes. Ela engloba estados como Goiás, casa de grandes nomes do sertanejo no país, e Mato Grosso do Sul, terra da cantora Ana Castela, em ascensão atualmente. A artista soma 8,5 milhões de seguidores nas redes sociais, pouco mais da metade do número de moradores da região.