8 mins

Champions League movimenta milhões — de reais e pessoas

A final do campeonato europeu foi em 10 de junho, com todos os ingressos vendidos e uma fortuna ao campeão, Manchester City
12 de junho de 2023 em Internacional
Foto: Getty Images

Manchester City e Inter de Milão se enfrentaram no dia 10 de junho, em busca do título de campeão da Uefa Champions League (Liga dos Campeões da Uefa, em português), a maior competição de futebol entre clubes do mundo.

O palco da grande final foi o estádio Atatürk, em Istambul, na Turquia. Com um único gol, marcado no segundo tempo, pelo jogador espanhol, Rodri, o Manchester foi campeão do torneio pela primeira vez. Do outro lado, o clube italiano buscava o quarto título.

Além do espetáculo dentro de campo, o tradicional show de abertura foi comandando pela cantora brasileira Anitta, com Burna Boy e DJ Alesso.

Dinâmica de jogo

A Champions League possui um formato semelhante ao da Copa Libertadores da América, competição conhecida e disputada por times brasileiros. Ela tem as fases preliminares, a fase de grupos e a “mata-mata”, em que o time derrotado sai do campeonato.

A competição reúne os 32 times mais bem colocados das ligas de cada país europeu. Estes são divididos em oito grupos, de quatro times cada, que se enfrentam duas vezes entre si. Os melhores avançam para o “mata-mata”, até chegar à grande final.

Mas, o que chama a atenção na dinâmica de jogos da Champions não é o esquema tático, tampouco a divisão de fases, e sim os valores pagos em cada uma delas. Confira:

  • Presença na fase de grupos: 15,6 milhões de euros (82,1 milhões de reais).
  • Vitória na fase de grupos: 2,8 milhões de euros (14,7 milhões de reais).
  • Empate na fase de grupos: 930 mil euros ( 4,8 milhões de reais).
  • Oitavas de final: 9,6 milhões de euros (50,5 milhões de reais).
  • Quartas de final: 10,6 milhões de euros (55,7 milhões de reais).
  • Semifinal: 12,5 milhões de euros (65,7 milhões de reais).
  • Vice-campeão: 15,5 milhões de euros (81,5 milhões de reais).
  • Campeão: 20 milhões de euros (105,2 milhões de reais).

Ou seja, com todas as premiações e o desempenho dos times, o vencedor pode receber até 85,14 milhões de euros (448 milhões de reais).

Os números do campeão

Enfrentando a segunda final do campeonato, o Manchester City apresentou ótimo desempenho ao longo das partidas.

Em 13 jogos, o time marcou 32 gols e alcançou mais de 90% de passes perfeitos, acumulando sete vitórias, cinco empates e nenhuma derrota.

Sendo assim, a equipe inglesa recebeu, ao todo, somando o desempenho ao longo do campeonato e a vitória na final, 81,36 milhões de euros, o que representa 428,1 milhões de reais na cotação atual.

Espectadores

A Uefa Champions League é um dos eventos mais procurados do mundo. Para o jogo da final, foram oferecidos cerca de 70 mil ingressos, sendo 20 mil para cada equipe, 24 mil para patrocinadores e 7.500 para bilheteria geral. Todos os lugares, com valor entre 70 a 690 euros (368 a 3.631 reais) esgotaram na semana anterior ao jogo.

Além da presença do público no estádio, estima-se que 390 milhões de pessoas assistiram à transmissão ao vivo da final, porém o número oficial de espectadores não foi divulgado pela Uefa.

Fontes: CNN, O Povo, Lance e Exame.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!