Hoje, para comprar um carro no Brasil é preciso desembolsar no mínimo 68.990 reais. O mais barato entre os automóveis vem com câmbio manual e motor 1.0, características básicas se comparadas aos grandes veículos esportivos, que chegam a mais de um milhão de reais.
Com intenção de baixar os preços, o governo vem estudando uma nova proposta de carro popular. A ideia inicial era diminuir os impostos para que o preço dos modelos mais baratos chegasse a 60 mil reais. Mas após críticas feitas por ambientalistas e outros setores da indústria, o governo estuda uma mudança.
Quais veículos poderão ter desconto
Cerca de 33 modelos, de 11 marcas, que custam até 120 mil reais devem receber os descontos, que variam de acordo com nível de emissão de carbono e utilização de componentes nacionais.
Qual a regra
Quanto mais barato, menos poluente e com mais peças brasileiras, maior a redução de impostos.
Programa em análise
A nova proposta ainda está sendo estudada, mas deve priorizar o transporte coletivo e de carga. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ideia é que este seja um programa temporário, que dure em torno de quatro meses.
PRÓS
• Democratização do acesso da população a carros.
• Aquecimento do setor automobilístico, fomentando toda a cadeia, que inclui autopeças e revendas.
•Aumento das contratações, o que melhoraria o nível de emprego.
CONTRAS
• O custo do programa não foi divulgado, mas, ao dispensar impostos, o governo diminui o próprio caixa.
• Aumentar o número de veículos na rua significa geração de mais gases poluentes.
• Incentivar o uso de carros individuais em vez do transporte coletivo e compartilhado pode gerar mais engarrafamento nas cidades.
FONTE: VALOR ECONÔMICO, ESTADÃO, FOLHA DE S.PAULO E AUTOESPORTE.