Está sendo realizada a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira, evento de sete dias dedicado a oferecer educação financeira a pessoas e empresas de todo o Brasil. O Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) organizou agendas entre os dias 15 e 21 de maio com palestras, apresentações e interações que promovem esse conhecimento.
Comemorando a décima edição, o assunto escolhido para protagonizar o evento foi “resiliência financeira”. Você já ouviu falar?
É a capacidade que uma pessoa ou empresa tem de resistir, lidar e se recuperar de choques financeiros. Ou seja, a famosa “volta por cima” que quem passou por questões financeiras complexas precisa dar para tirar a conta do vermelho o quanto antes.
Especialmente após a pandemia global de covid-19, que trouxe um período economicamente desafiador, esse conceito pode ser visto na prática. Agora as empresas e famílias impactadas com o fechamento de alguns setores precisam se reestabelecer.
Para alcançar essa resiliência é preciso ter conhecimentos financeiros. Segundo o Portal do Investidor, um dos comportamentos que levam a ela é alimentar uma reserva de emergência, como já falamos aqui. Isso significa guardar parte do dinheiro para ser utilizado caso algum fato inesperado aconteça.
Além da reserva e da boa utilização do dinheiro, o relatório “Financial Resilience in America”, divulgado em 2021, mostra que o planejamento de uso da renda, a capacidade de buscar informações e de gerenciar possíveis riscos, como uma demissão, são igualmente importantes. Ou seja, para comportamentos resilientes é preciso ter educação financeira.
O assunto será explorado de diferentes maneiras durante toda essa semana temática. Vale conferir em https://www.gov.br/semanaenef/pt-br.