O dólar fechou abaixo de 5 reais pela primeira vez este ano. No dia 12 de abril, a moeda norte-americana fechou cotada a 4,9421 reais. A queda é sinal de que o real está valorizado no mercado internacional.
Um dos fatores que influenciou a redução foi a divulgação de números positivos sobre a inflação nos Estados Unidos, que mostrou desaceleração. Sempre que a economia norte-americana vai bem, favorece países emergentes como o Brasil. Isso porque os investidores internacionais ficam mais otimistas e dispostos a fazer investimentos mais arriscados, comprando menos dólares.
O que influencia o preço do dólar
Como você já deve ter visto nos noticiários, todos os dias o dólar fecha com um valor diferente. Essa oscilação tem a ver com a lei da oferta e da procura. Quando a oferta é maior do que a procura, o preço cai. Quando a oferta é menor do que a procura, o preço sobe.
A queda da cotação do dólar pode ser lida como certo otimismo do mercado financeiro em relação à economia brasileira. Tem mais gente decidindo trocar dólares por reais.
Para saber mais sobre o funcionamento do câmbio, confira nossa reportagem Por que o preço do dólar muda todo dia.