12 mins

O que daria para fazer com a fortuna dos bilionários brasileiros

Juntos, todos os bilionários do mundo somam uma fortuna de 61,9 trilhões de reais
10 de abril de 2023 em Internacional
Foto: Getty Images

Recentemente, a Forbes divulgou a lista com todos os bilionários do mundo em 2023. A relação dos donos das maiores fortunas é extensa: são 2.640 super-ricos, espalhados por 77 países.

Juntos, eles têm uma fortuna de 12,2 trilhões de dólares (cerca de 61,9 trilhões de reais). Apesar do número expressivo, segundo a Forbes, mais da metade dos nomes da lista viu suas riquezas diminuírem no último ano, já que o atual número de zeros na conta é menor do que em 2021 e 2022.

Hoje, o homem mais rico do mundo é Bernard Arnault, dono da marca Louis Vuitton e líder do grupo de luxo LVMH, que coordena outras marcas, como Christian Dior e Tiffany & Co. A receita, o lucro e as ações da empresa do grupo renderam a ele mais 53 bilhões de dólares em 2022. Atualmente, a fortuna de Arnault está estimada em 211 bilhões de dólares (um trilhão de reais).

Em segundo lugar está Elon Musk, dono das empresas Tesla, SpaceX e Twitter. Até 2021 ele liderava a lista, mas, nesta edição, Musk ocupa a segunda posição, com um patrimônio avaliado em 180 bilhões de dólares (915 bilhões de reais).

A primeira mulher da lista aparece em 11º lugar. Françoise Bettencourt Meyers é herdeira da empresa de cosméticos L’Oréal e, pelo terceiro ano consecutivo, sustentou o título de mulher mais rica do mundo, com a fortuna avaliada em 80,5 bilhões de dólares (409,4 bilhões de reais).

Os bilionários brasileiros

Em abril de 2022, 62 brasileiros integravam a lista da Forbes. Já em 2023, apenas 51 seguem na classificação com mais de um bilhão de dólares em patrimônio. Juntos, eles somam cerca de 818 bilhões de reais.

A brasileira mais rica do mundo é Vicky Safra, herdeira do Grupo Safra. Ela e os filhos detêm um patrimônio avaliado em 16,6 bilhões de dólares (algo em torno de 84,3 bilhões de reais), ocupam a centésima posição no ranking e têm o título de família mais rica do Brasil.

O segundo lugar entre os brasileiros é de Jorge Paulo Lemann, fundador da 3G Capital e acionista controlador da Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo. Ele aparece na 108ª posição, com uma fortuna de 15,8 bilhões de dólares (80,3 bilhões de reais).

Para fechar o trio de brasileiros bilionários, Marcel Herrmann Telles, também acionista controlador da Anheuser-Busch InBev e fundador da 3G Capital. O patrimônio do empresário é de 10,6 bilhões de dólares (53,9 bilhões de reais), o que o coloca na 165ª posição.

O que daria para fazer com tanto dinheiro?

Em um mundo em que o rico cada vez fica mais rico, as quantias acumuladas por essa parte da população impressionam aqueles que não têm tantos zeros na conta bancária.

A quantia somada por eles poderia salvar países e populações da vida de escassez – ou então comprar diversos bens desejados por muitos. Apenas com a quantia somada entre os 51 brasileiros listados pela Forbes, cerca de 818 bilhões de reais, daria para…

– Pagar quase três meses de salário mínimo para todos os brasileiros, considerando que, a partir de maio, o salário mínimo será de 1.320 reais e que, segundo o Trading Economist, no Brasil há 215 milhões de habitantes. O cálculo foi realizado pelo professor de economia da PUC-Campinas (SP), Eli Borochovicius, para o site UOL Economia.

Comprar 66 milhões de RS Q8, o SUV da marca Audi, considerado o carro mais caro vendido no Brasil em 2023, segundo o site AutoMAIS. Levando em conta o número de habitantes divulgado na prévia do Censo Demográfico 2022 do IBGE, daria para comprar um automóvel desse para cada habitante dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e ainda sobraria troco. Para ter um desse na garagem, é preciso desembolsar 1,2 milhão de reais.

– Segundo dados da Front Office Sports, o Brasil desembolsou 15 bilhões de dólares (76 bilhões de reais) para sediar a Copa do Mundo de Futebol, sendo assim, com o patrimônio dos bilionários brasileiros, seria possível o Brasil sediar mais dez Copas do Mundo com os mesmos custos.

– Os ministérios do Planejamento e da Fazenda projetam um rombo nos caixas públicos para 2023. O déficit estimado é de 107,6 bilhões de reais. Com a fortuna dos bilionários brasileiros, seria possível cobrir essa dívida e deixar o caixa brasileiro em superávit de 710,4 bilhões de reais.

Fontes: Forbes e UOL Economia.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!