Quem nunca ouviu alguém tenso falando que estava com o “nome sujo” no Serasa ou no SPC? Isso quer dizer que essa pessoa está inadimplente com alguma dívida, por isso o nome dela está em um desses serviços. Mas, eles são iguais? Têm a mesma finalidade? São órgãos do governo?
Para não ter dúvidas, vale conhecer como cada um funciona – e o que fazer para não constar em nenhum deles.
SPC x Serasa
Segundo o Serasa, a confusão entre os dois bancos de dados é comum. O Serviço de Proteção de Crédito (SPC) recebe informações diretas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Ou seja, contém o cadastro de brasileiros que compraram em algum estabelecimento e não conseguiram quitar essa dívida até o vencimento.
A partir desses dados, o SPC mede a saúde financeira dos brasileiros e seu comportamento de crédito, classificando-o no score SPC, que vai de zero a mil. Assim, instituições e bancos podem acessar o site e o aplicativo do SPC, consultar o CPF de alguém e, com isso, tomar a decisão de conceder ou não crédito a quem está solicitando.
Já o Serasa tem a lista de pessoas inadimplentes com instituições financeiras. Criado em 1968, o serviço é responsável por receber o histórico de pagamento dos consumidores de bancos e outras entidades financeiras e anexar os inadimplentes no banco de dados.
O serviço dispõe do Serasa Score, que classifica a saúde financeira dos brasileiros de zero a mil e auxilia instituições financeiras sobre a tomada de decisão de concessão de crédito.
Além de reunir esses dados, o serviço tem a ferramenta Serasa Limpa Nome, com o qual faz a ponte entre os consumidores inadimplentes e as instituições credoras, para que cheguem a um acordo e quitem a dívida com melhores condições de pagamento.
Melhor não entrar, mas se entrar, corre para sair
Um nome – ou CPF – só fica negativado no SPC e/ou Serasa caso atrase por mais de 30 dias o pagamento de algum boleto. Ou seja, se esse é o cenário, lembre-se de que os juros estão correndo, como já explicamos aqui.
Contudo, se o nome foi parar nesses serviços, há como sair, basta quitar a dívida. A parte complexa é que o tempo de inadimplência afetará o seu score, que oscila de acordo com as práticas financeiras, portanto há como reverter isso ao longo do tempo. É o caso de continuar com os pagamentos em dia e esperar ele subir novamente.
Para consultar o CPF ou o score de crédito do SPC, basta baixar o aplicativo SPC Consumidor. No caso do Serasa, a consulta pode ser feita pelo site. Ambos oferecem a consulta gratuitamente, mas outros serviços ou compartilhamento de informações detalhadas podem ser cobrados.
Fontes: Serasa e XP Educação.