A história de Harry Potter, o bruxo mais famoso do mundo, já completou 25 anos, mas os números não param de crescer, assim como produtos inspirados na saga. Segundo a editora de livros norte-americana Scholastic, a obra escrita por J. K. Rowling é a série literária mais vendida de todos os tempos, chegando a mais de 600 milhões de livros comercializados pelo mundo.
Só no Brasil, em 2022, foram vendidos 45 livros da série Harry Potter por hora, segundo o Instituto Nielsen. Essa é a obra de maior faturamento no segmento infantojuvenil do país.
A história do bruxo e suas aventuras em Hogwarts cresceu com os seus leitores e ganhou novos idiomas e formatos. Os sete filmes da saga e os outros oito sobre o universo do bruxo foram traduzidos para mais de 85 línguas e o audiobook já soma mais de um bilhão de horas ouvidas.
Para além dos livros
Em 2001, quatro anos após o lançamento do primeiro livro, a Warner comprou os direitos da história e a adaptou para os cinemas.
O filme de estreia foi Harry Potter e a Pedra Filosofal, que rendeu US$ 965 milhões em bilheteria. Os outros sete filmes também conquistaram os fãs. Toda a saga movimentou US$ 7,7 bilhões — o equivalente a R$ 43 bilhões.
O queridinho foi o longa que encerrou a história: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, que alcançou US$ 1,332 bilhão de espectadores nos cinemas.
Além das telonas, a história foi parar nos consoles de videogame, rendendo ainda mais cifras para sua idealizadora. O primeiro jogo foi uma adaptação do filme de estreia da saga, desenvolvido para o PlayStation, e vendeu cerca de 9 milhões de unidades.
No dia 10 de fevereiro, mais uma novidade chega para os fãs: o jogo Hogwarts Legacy, idealizado pela Nintendo Switch e disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox. Essa versão transformará os jogadores em alunos da escola de feiticeiros. Lá eles devem aprender truques de magia para superar diversos desafios.
O interesse pela história, que já é transmitida de pais para filhos, promete mais décadas de sucesso em vendas de livros e novidades em produtos.