O TikTok é a rede social mais valiosa do mundo em 2023, segundo o “Global 500 2023”, ranking anual da consultoria Brand Finance. Este ano, o relatório foi apresentado no Fórum Econômico Mundial, em Davos. No início de 2022, a rede social de danças virais da ByteDance ocupou a 18ª posição, enquanto no topo da lista estava o Facebook, de Mark Zuckerberg.
Ao longo do ano, o Facebook perdeu valor de marca gradualmente, chegando a uma queda anual de 42%, enquanto o TikTok se popularizou pelo mundo e registrou ascensão de 11,4%, alcançando o primeiro lugar entre as redes sociais e valendo US$ 65,69 bilhões (cerca de R$ 341,50 bilhões).
Atualmente, este é o Top 5 das redes sociais mais valiosas do mundo:
- TikTok – US$ 65,69 bilhões
- Facebook – US$ 59 bilhões
- WeChat – US$ 50,2 bilhões
- Instagram – US$ 47,4 bilhões
- LinkedIn – US$ 15,5 bilhões
O Instagram, que ocupava a 47ª posição na classificação geral das marcas no ano passado, valorizou-se 41,5%, alcançando o 26º lugar na lista geral e quarto entre as redes sociais. Para a Brand Finance, o destaque entre as redes sociais foi o LinkedIn, que disparou 49% e hoje fecha o Top 5 das redes sociais. “O crescimento se deve à estratégia bem executada para comercializar seus serviços”, afirma a consultoria.
Mas o que define o valor de uma marca?
O valor de uma marca nada mais é do que a quantia que o dono obteria se a licenciasse para o mercado. Já a força da marca é medida por seu desempenho diante dos concorrentes.
O cálculo é feito no modelo Royalty Relief, que avalia as marcas de acordo com as prováveis receitas futuras atribuíveis a ela estimando uma taxa de royalties, valor cobrado pelo uso da marca por terceiros.
Para calcular essa taxa, alguns tópicos são essenciais:
- Os resultados financeiros da empresa
Apesar de o valor de uma marca ir além dos dígitos, a receita e o lucro da companhia ainda são parte importante desse cálculo e impactam na classificação feita pela consultoria.
A Apple, por exemplo, perdeu valor de mercado e caiu para o segundo lugar no ranking geral, após apresentar uma queda na receita prevista, ocasionada pela interrupção na cadeia de fornecimento de bens e o mercado de trabalho mais restrito, que impactou os resultados da empresa e, consequentemente, seu valor de mercado, segundo a Brand Finance.
– O cenário global
O cenário global também interfere diretamente no valor de uma empresa. A Tesla, fabricante de carros elétricos, aumentou o valor de marca em 44%, chegando a US$ 66,2 bilhões, porque a demanda por automóveis elétricos vem crescendo mundialmente a cada ano.
Por outro lado, a maioria das empresas de tecnologia, por exemplo, sofreu queda no valor de marca, em virtude da recessão tecnológica e escassez de mão de obra.
– A experiência e o sentimento do usuário/consumidor
A visão do consumidor e do usuário sobre a marca é um dos tópicos mais importantes para definir seu valor.
O hábito de consumo do usuário de um produto ou serviço influencia no crescimento da empresa, na sua força diante dos concorrentes e, consequentemente, em seu valor. Quanto mais uma companhia é bem-vista e divulgada pelos consumidores, melhor será sua reputação e mais fiéis serão seus usuários.
O TikTok, por exemplo, foi uma grande alternativa de distração e entretenimento para os usuários durante o período de isolamento causado pela pandemia de covid-19. O modo de apresentar e selecionar os conteúdos na plataforma cativou público e o fidelizou, gerando um crescimento de 215% entre 2021 e 2022.
“Com sua oferta de conteúdo facilmente digerível e divertido, o aplicativo se espalhou pelo mundo. (…) Ele também atuou como uma saída criativa e forneceu uma maneira de as pessoas se conectarem durante a pandemia”, diz o relatório.