6 mins

Quem são, o que consomem e como vivem os gamers brasileiros

Uma pesquisa do Google mapeou o perfil de quem curte game. Confira
14 de dezembro de 2022 em Nacional
Competição de eSports

Nem todo gamer é aquele cara que fica na frente do computador o tempo inteiro, com fone de ouvido, uma mão no teclado e outra no mouse. Uma pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Google em parceria com a Provokers comprova isso.

Segundo o levantamento, que entrevistou mais de mil pessoas acima de 18 anos, das classes A, B e C, de cinco regiões do Brasil, o horário preferido para jogar é à tarde e à noite para 86% dos respondentes, especialmente entre sexta e domingo. O estudo revela que 60% das sessões de jogatina acontecem entre esses dias. Outro dado interessante da pesquisa é que 62% das partidas ocorrem no tempo livre, ou seja, no intervalo entre aulas ou na hora das refeições.

Os cinco perfis detectados

Com base nos dados obtidos, o levantamento conseguiu traçar cinco perfis de jogadores entre o público brasileiro:

  1. Popcorn gamers – são 17% do total de jogadores. A maioria é mulher, entre 25 e 54 anos, da classe A. Jogam em console e tablet e, durante a partida, consomem alimentos como refrigerante, salgadinhos, suco e chocolate.
  2. Ultimate gamers – representam 18% do total. Este grupo é formado majoritariamente por homens, de 35 a 54 anos, da classe C. Eles preferem não comer enquanto jogam, mas bebem refrigerante e café.
  3. Immersive gamers – são 19% do público. Pertencem à classe B, têm entre 24 e 45 anos e adoram jogar em consoles. Enquanto estão numa partida consomem refrigerante, salgadinho, suco e lanche.
  4. Casual gamers – cerca de 21% dos jogadores pertencem a este público. A maioria é mulher com mais de 45 anos, da classe C, que prefere jogar no celular. O que consomem? Refrigerante, suco, café e chocolate.
  5. Hardware gamers – a maior fatia do gamers, cerca de 22%, pertence a este grupo. São, na maioria, homens de 18 a 34 anos, da classe C, que preferem jogar no PC. Fazem isso consumindo alimentos como salgadinhos, chocolates, refrigerante e café.

O que eles jogam

A pesquisa também perguntou quais os games favoritos dos entrevistados, e 15% preferem jogos de futebol, 14% consomem títulos de ação e aventura, 10% são adeptos dos jogos open-world (mundo aberto), 9% gostam de games multiplayer online battle arena e s 9% jogam battle royale mobile.

Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no Think With Google.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!