O presidente da China, Xi Jinping, no poder desde 2012, ficará mais cinco anos no cargo. O sinal verde
foi dado durante o 20º Congresso do Partido Comunista chinês, evento realizado a cada cinco anos e que funciona como uma espécie de eleição, já que são escolhidos o presidente e a cúpula do partido, responsáveis por administrar o país nos anos seguintes. Desde Mao Tsé-Tung, nenhum presidente havia ficado mais de dez anos na presidência.
O discurso de abertura do congresso, feito pelo próprio presidente, durou duas horas e sinalizou qual será o foco do país nos próximos anos. Segundo a imprensa internacional, Jinping repetiu a expressão “segurança nacional” 89 vezes, mostrando que pretende fortalecer o poderio militar chinês.
Xi Jinping assume o terceiro mandato num momento delicado, em que o crescimento da China mostra forte desaceleração. O PIB do país deve ficar em 3,3% em 2022, estabelecendo o pior desempenho em 40 anos. Internamente, há grande descontentamento da população em relação à estratégia do governo conhecida como “Covid zero”, que continua impondo quarentenas rigorosas para frear a doença na China.