O governo argentino criou duas versões do dólar: o Qatar e o Coldplay. O primeiro tem a intenção de conter o gasto dos argentinos no exterior, evitando a saída de recursos e aumentando a entrada. Já o segundo quer atrair investimentos estrangeiros.
A Argentina tem hoje mais de 15 variações de dólar para fins diferentes. Na cotação oficial, no dia 19 de outubro, a moeda norte-americana estava em 159 pesos. O dólar blue, mais comumente utilizado pela população, estava cotado em 290 pesos, e o dólar turista era de 318 pesos.
O dólar Qatar vai cobrar uma taxa de 45% sobre o valor das compras acima de 300 dólares feitas pelos argentinos no exterior. Ou seja, para eles, a cotação do dólar será bem maior. Já o dólar Coldplay será mais barato: cobrará uma taxa de 30% sobre a cotação ofi cial. No dia 12 de outubro, a cotação do Qatar era de 314 pesos e a do Coldplay, 204 pesos.
A iniciativa faz parte do esforço para equilibrar a economia. A manutenção de reservas de dólar é fundamental, pois elas são a garantia ao pagamento de empréstimos. As reservas do país estão em 35 bilhões de dólares, considerado um valor baixo. No Brasil, por exemplo, as reservas internacionais estão em 362 bilhões de dólares, segundo o Banco Central.
Fontes: CLARÍN, PODER360, G1 E INVESTING.COM