Rishi Sunak foi escolhido premiê (primeiro-ministro) do Reino Unido pelo Partido Conservador, no dia 24/10. Ele substituirá Liz Truss, que renunciou ao cargo 44 dias após assumi-lo.
Sunak será a primeira pessoa vinda de uma família de imigrantes a ocupar o cargo. Com ascendência indiana, ele nasceu no sul da Inglaterra e foi graduado na conceituada universidade de Oxford. Chegou a ser secretário do Tesouro no governo de Boris Johnson.
Como é feita a escolha no Reino Unido
Diferentemente do Brasil, onde há uma eleição direta para presidente, no Reino Unido são os partidos que escolhem o líder da nação, que depois tem seu nome submetido ao rei. Na eleição, a população escolhe seus parlamentares e o partido que elege o maior número de representantes tem o direito de indicar o primeiro-ministro.
Sunak chegou a concorrer ao cargo com Liz Truss, mas não ganhou. Desta vez, ele era o único concorrente, depois que Boris Johnson e Penny Mordaunt abriram mão da disputa.
O novo primeiro-ministro do Reino Unido foi o único deputado conservador a alcançar mais de cem declarações de apoio no parlamento. Com isso se elegeu sem a necessidade de uma votação aberta entre os filiados do partido.