Como a população entre 9 e 17 anos utiliza a internet? Para responder a essa pergunta, o CGI.br (Comitê Gestor da Internet) realizou mais uma edição do estudo TIC Kids Online Brasil.
Uma das primeiras descobertas do estudo foi o aumento da conectividade desses jovens em todo o Brasil. O percentual da população jovem que acessa a rede fechou 2021 em 93%. Chamou a atenção também o aumento da conexão nas zonas rurais, que subiu de 75% em 2019 para 90% no ano passado.
Considerando o lugar onde os jovens vivem, 11,9 milhões tinham apenas internet em casa; 12,3 milhões tinham computador e internet; 2,1 milhões não tinham nem computador nem internet; e 161 mil tinham apenas computador.
O dispositivo utilizado para uso da web varia de acordo com a classe social. Quase a totalidade das classes A e B navega pelo celular, contra 88% da classe C e 94% das classes D e E, como mostra o gráfico abaixo.
O principal local de acesso é dentro de casa, seguido pela casa de outra pessoa. A escola vem em quarto lugar na lista, atrás de centros públicos de acesso pago.
Entre as atividades que os jovens realizam na internet, 84% assistem a vídeos, programas e séries; 79% enviam mensagens instantâneas; 78% usam redes sociais e 66% jogam on-line.
A rede social que tem a preferência dos jovens é o TikTok. O aplicativo da chinesa ByteDance é o favorito de 34% dos entrevistados. Já o Instagram tem a preferência de 33%.
Em relação às habilidades digitais, 47% costumam verificar quanto gastaram com aplicativos, 71% postam vídeos ou músicas de autoria própria e 73% checam se uma informação encontrada na internet está correta. Entre os usuários de 15 a 17 anos, 74% reportaram saber editar fotos e vídeos que outras pessoas postaram na rede.
O estudo ouviu 2.651 crianças e adolescentes e 2.651 responsáveis de todo o Brasil. O material completo pode ser conferido no site do Comitê Gestor da Internet.