Muito prazer, TINO

Nova publicação voltada ao público jovem pretende fomentar a cidadania por meio do conhecimento sobre economia e educação financeira
16 de agosto de 2022 em Edições Impressas

Esta matéria faz parte de uma versão reduzida do TINO Econômico, um novo jornal produzido especialmente para o público jovem. Publicado pela Magia de Ler e apoiado pelo Instituto XP, o novo título terá uma versão impressa mensal de oito páginas e atualizações diárias no site.

Inspirado em publicações do gênero para adultos, o TINO Econômico usará linguagem contextualizada e adequada para o público jovem. Sua missão é ser a porta de entrada do jovem para o mundo da economia e da educação financeira, com informação de qualidade e fácil de entender. O periódico cobrirá tanto temas macroeconômicos, como PIB, contas públicas e taxas de juros, quanto finanças pessoais, abordando orçamento familiar e consumo consciente, para ajudar os jovens a desenvolver competências que lhes deem a capacidade de escolher o futuro. Também irá explicar de que modo eventos importantes como guerras e desastres naturais afetam a economia, as empresas e a sociedade. “O acesso à informação é a melhor maneira de alimentar o pensamento crítico e fomentar o consumo consciente entre os jovens”, diz Stéphanie Habrich, idealizadora do TINO Econômico e fundadora da editora Magia de Ler.

“Em um país como o
Brasil, em que há uma
disparidade de privilégios
tão grande, é preciso
empoderar os jovens
para que escolham a
vida que querem para
si, indo muito além do
conhecimento.”
Gabriela Torquato

Com apoio do Instituto XP, o jornal terá uma tiragem mensal de 40 mil exemplares. Parte das edições será destinada às escolas públicas e outra a escolas particulares, com intuito de estimular a leitura e o entendimento de economia e finanças.

“Em um país como o Brasil, em que há uma disparidade de privilégios tão grande, é preciso empoderar os jovens para que escolham a vida que querem para si, indo muito além do conhecimento. O TINO Econômico é uma ferramenta importante para apoiar esse público tão essencial para o impacto que desejamos gerar na cultura financeira do nosso país”, diz Gabriela Torquato, head de estratégia e operações do Instituto XP.

O TINO Econômico é o segundo título da Magia de Ler. Há 15 anos no mercado, a editora já publica o Joca, o primeiro e único jornal para crianças no Brasil. Somando 190 edições até o momento, o periódico tem mais de 300 mil assinantes, em 215 cidades, de 24 estados e no Distrito Federal. Além disso, está presente em 13 escolas internacionais nos Estados Unidos, em Nova York, Flórida, Utah e Michigan.

Para além desse alcance, o maior sucesso do Joca é a transformação das crianças e jovens em protagonistas do próprio universo. Um estudo conduzido pela Planète d’Entrepreneurs, organização
francesa que avalia negócios de impacto social pelo mundo, revelou que mais de 85% dos leitores da publicação comentam as notícias lidas com amigos e parentes.

Ao longo desses anos, o Joca evoluiu e se tornou uma plataforma completa, com ferramentas para jovens e crianças fazerem o próprio jornal, newsletter para pais e educadores, capacitação para uso da publicação na sala de aula, oficina de jornalismo com leitores, lives semanais e vídeos publicados no YouTube.

A partir de agora, o TINO Econômico chega para levar informação de qualidade aos jovens com idade mais avançada no papel, no site tinoeconomico.com.br e nas redes sociais @tinoeconomico. Assim, une-se ao Joca na formação de cidadãos protagonistas das próprias decisões e mais bem preparados para
combater desigualdades.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!