A internet de quinta geração já entrou em operação no Brasil. O funcionamento começou por Brasília, no dia 6 de julho. Depois foi a vez de Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, onde a tecnologia estreou em 29 de julho. Em São Paulo, o início foi no dia 4 de agosto.
A previsão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é de que, até o fim de setembro, todas as capitais já tenham o novo modelo de conexão disponível. As demais cidades brasileiras terão o recurso até 2029.
Com o 5G, a transferência de dados promete ser cem vezes mais veloz do que a do 4G. Isso significa que o atraso no tempo de resposta, que às vezes acontece numa ligação de vídeo ou durante uma partida on-line, está com os dias contados. Porém, para aproveitar toda a velocidade e estabilidade oferecida pela tecnologia será necessário ter equipamentos compatíveis.
O novo serviço ainda permitirá a conexão entre diferentes dispositivos, na chamada Internet das Coisas. Será o primeiro passo para que inovações como o carro autônomo, aquele que dispensa motorista, sejam finalmente implantadas.