11 mins

69,4% dos candidatos compareceram ao último dia do Enem 2024

Número de abstenções cai no último dia de prova; estudantes e professores destacam matemática financeira
11 de novembro de 2024 em Nacional
Foto: Getty Images

No dia 10 de novembro, milhares de estudantes concluíram o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que abordou questões de matemática e ciências da natureza. Cerca de 30% dos 4,3 milhões de inscritos não compareceram ao local de exame.

A abstenção foi maior do que no primeiro dia do exame, realizado no domingo anterior, com questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No dia 3 de novembro, 73,4% dos candidatos fizeram o exame.

Apesar das ausências, dados preliminares divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram um aumento de 1,4% em relação à participação dos candidatos em 2023.

Os participantes

Segundo Camilo Santana, ministro da Educação, o crescimento no número de participantes pode estar atrelado ao Programa Pé-de-meia, lançando em janeiro. O projeto, que visa combater a evasão escolar, cria uma poupança para os estudantes do ensino médio que frequentam regularmente a escola e atingem bom rendimento. Os concluintes que realizam o Enem recebem o valor extra de 200 reais.

+ Programa Pé-de-meia: estudantes receberão até 9,2 mil reais ao longo do ensino médio

Em torno de 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede pública se inscreveram no exame, um acréscimo de 36% em relação a 2023, quando 58% fizeram inscrição.

A quantidade de candidatos com mais de 60 anos também cresceu. Nesta edição, 9,9 mil pessoas nessa faixa etária se inscreveram no Enem, maior número desde 2020. Destas, 558 estão cursando o ensino médio na educação para jovens e adultos (EJA). 

A prova

No total, foram 10.766 locais de prova, em 1.753 municípios distribuídos por todo o Brasil. No domingo, 1,9 mil participantes foram eliminados por utilizar equipamentos eletrônicos, deixar o local de prova antes do horário permitido ou não cumprir orientações dos fiscais. No dia 3 de novembro, outros 4,9 mil estudantes foram dispensados.

Segundo professores e estudantes, as provas tiveram o grau de dificuldade esperado. O caderno de questões de ciências da natureza foi considerado mais fácil e abordou questões de meio ambiente e exigiu compreensão de gráficos, esquemas e fórmulas químicas, sem muitos cálculos.  

Um quarto das questões de matemática focou em matemática financeira, com exercícios de porcentagem e juros.

Reaplicação

Candidatos que não compareceram ao exame por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como garante o edital, devem solicitar reaplicação das provas entre os dias 11 e 15 de novembro, na Página do Participante. O novo exame será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro.

Próximos passos

O Enem é a principal porta de entrada para universidades no país. A partir da nota obtida no exame, os candidatos podem ingressar no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), iniciativa para universidades públicas, do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com foco em universidades privadas, e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além destas, diversas universidades que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utilizam a nota da prova para ingresso dos estudantes.

Segundo Camilo Santana, o Inep divulgará os gabaritos oficiais das provas ainda nesta semana, antecipando o calendário anterior, que previa a divulgação no dia 20 de novembro. Já as notas individuais de cada participante serão divulgadas no dia 13 de janeiro de 2025, no site do Inep.

Novidades para 2025

Em coletiva, o ministro anunciou que o MEC estuda retornar com a certificação da conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos, por meio do Enem. Aliado ao Inep, o órgão ainda avalia a união do Enem e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para avaliação do ensino médio.

Fontes: Ministério da Educação, CNN, G1 e Agência Brasil.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!